Por que a lua muda de fases?
A Lua...
A lua é um satélite natural, único.
É também o astro mais próximo da Terra.
A lua gira em torno de nosso planeta, atraída por sua força de gravidade.
As fases da lua (:
Observando o céu à noite, durante certo período de tempo (30 e 40 dias), podemos notar que a lua não apresenta sempre o mesmo aspecto. Essas mudanças no aspecto da Lua, chamadas fases, acontecem devido às diferentes posições que ela ocupa no espaço, em relação ao Sol e a Terra.
A lua apresenta quatro diferentes fases.
Quando a Lua se encontra entre a Terra e o Sol, começa a fase de Lua Nova. Nessa posição, o lado da Lua voltado para o nosso planeta não é iluminado pelos raios solares. Podemos ver apenas seu contorno, ou ela fica invisível.
Nos sete dias seguintes ao inicio da Lua nova, a face da Lua voltada par nós começa a receber os raios de Sol e passa a ser visível. Decorridos esses sete dias, tem inicio a fase denominada Lua Crescente.
Passados aproximadamente quatorze dias da Lua nova e sete dias da Lua crescente, a face da Lua voltada para a Terra está totalmente iluminada. É a fase de Lua Cheia.
Prosseguindo em seu movimento, a Lua vai mudar de posição em relação à Terra e ao Sol. Sua face voltada para a Terra vai deixando de ser iluminada e começa a desaparecer. È a fase denominada Lua Minguante.
Ao final da minguante, após sete dias, entra novamente na fase de Lua nova.
O período compreendido pelas quatro fases da lua é de 28 dias.
Você sabia?
Você sabe como surgiu a expressão "Lua-de-mel"?
Há mais de 4 mil anos, os habitantes da Babilônia comemoravam a lua-de-mel durante todo o primeiro mês de casamento. Neste período, o pai da noiva precisava fornecer ao genro uma bebida alcoólica feita a partir da fermentação do mel, o hidromel.
Como eles contavam a passagem do tempo por meio do calendário lunar, as comemorações ficaram conhecidas como lua-de-mel.
A lua também é uma das maiores inspirações para artistas em geral, pintores, músicos, poetas e principalmente para os amantes .
Turma: 21
Nenhum comentário:
Postar um comentário