Paulo Coelho na literatura
No fim da década de 1960, adere ao movimento hippie, quando conhece Raul Seixas, de quem setorna parceiro em diversas musicas que exercem influencia no rock brasileiro.
Como hippie viajava pelo mundo, em busca de sua vida espiritual.
Em 1986, Paulo Coelho fez a viagem de peregrinação pelo Caminha de Santiago. Percorreu quase
Como escritor apesar das criticas, ocupa as primeiras posições no ranking dos livros mais vendidos no mundo, vendeu,ate hoje, um total de 92 milhões de livros e sendo o autor mais vendido em língua portuguesa de todos os tempos ultrapassando Jorge Amado, que as vendas somam 54 milhões.
Sua penúltima obra, O Zahir, foi lançada primeiro no Irã, para que lá pudesse ser registrada como obra local e que fossem processados os que fizessem copias ilegais do livro em língua persa. Para escrever O Zahir, Paulo Coelho ficou uma temporada no Cazaquistão.
No Brasil, Paulo Coelho escreve seus livros em um apartamento no Rio de Janeiro, e também possui uma casa para retiro na França, na região dos Pireneus.
Em 2007, Paulo Coelho fez uma participação especial na novela Eterna Magia, representando o Mago Simon, representação humana do grande Dagda, deus supremo da mitologia celta.
Na Academia Brasileira de Letras, foi eleito dis 25 de julho de 2002 na sucessão de Roberto Campos e recebido em 28 de outubro de 2002 pelo Acadêmico Arnaldo Niskier como o oitavo ocupante da Cadeira nº 21 cujo patrono é Joaquim Serra.
Apesar de sua popularidade, Paulo Coelho é também alvo de fortes críticas da sociedade, que fala tanto do mérito espiritual quanto literário de sua obra. Algumas opiniões desaprovam os seus livros e os qualificam como “literatura esotérica de auto-ajuda”. Muitos de seus textos possuem erros de concordância e gramaticais.
É um escritor que merece essa leitura que tem no mundo inteiro porque consegue traduzir para a linguagem comum o milagre e a beleza do interesse pelo pensamento. Além de ser o Brasil universal, ele conseguiu aproximar as religiões no perdão, no amor e na reconciliação. Ele pegou os gnomos, os duendes e a bruxaria e os colocou a serviço do bem, inclusive da visão de Jesus do Nazaré. Ele é muito criticado pelos intelectuais, mas por nós não é.
Rock brasileiro: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock_brasileiro
O diário de um mago: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Di%C3%A1rio_de_um_Mago
O alquimista: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Alquimista
Língua persa: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_persa
Pireneus: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pireneus
Eterna magia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eterna_Magia
Dagda: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dagda
Arnaldo niskier: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arnaldo_Niskier
Andressa Machado
Cristiane
Turma 31
Nenhum comentário:
Postar um comentário