sábado, 27 de outubro de 2007

Projeto de aprendizagem - O Código Da Vinci



Nomes: Ricardo Kolling da Costa e Níniver Souza dos Santos

Dúvida temporária: Porque existe tanta polêmica sobre a obra O Código Da Vinci, de Dan Brown?

Certeza provisória: Acreditamos que a Igreja esteja se vendo ameaçada, tanto pelo enredo do livro, como pela perda de fiéis que o livro acabou ocasionando.

O livro O Código Da Vinci, de Dan Brown, inicia com a morte do curador do museu do Louvre, Jacques Saunière. Jacques foi assassinado por um homem albino, que mais tarde descobrimos que se trata de Silas, um numerário da Opus Dei (instituição hierárquica da Igreja Católica).

Robert Langdon, personagem principal do livro, tinha um encontro marcado com Jacques, e por isso é o primeiro suspeito do assassinato. Ele é levado ao museu do Louvre, onde, com a ajuda de Sophie Neveu, descobre sinais e enigmas deixados por Jacques antes de morrer, nas obras de Leonardo Da Vinci. Sophie Neveu é neta de Jacques, e por ter visto seu avô fazendo um ritual “estranho” há muito tempo não falava com ele. Após descobrirem vários enigmas dentro do museu do Louvre, Langdon e Sophie fogem do museu, e começam a desvendar os mistério que Jacques havia deixado.

Langdon e Sophie descobrem que Jacques Saunière, era o Grão-Duque (espécie de líder), do Priorado de Sião, que é uma sociedade secreta. O Priorado de Sião teve muitos membros conhecidos, entre eles: Sir Isaac Newton, Botticelli, Victor Hugo e Leonardo Da Vinci. Este Priorado guarda um segredo que pode abalar a sociedade moderna e principalmente destruir com a cristandade. Langdon e Sophie vivem muitas aventuras até descobrirem que o Priorado de Sião, guarda o local onde está escondido o Santo Graal (Cálice em que Jesus Cristo teria tomado o vinho na última ceia). Este é o ponto-chave do livro, porque segundo ele, na verdade o Santo Graal não é um cálice, mas sim, Maria Madalena, que segundo o livro, não era prostituta, como diz na Bíblia, e esta teria se casado com Jesus Cristo, e juntos eles teriam constituído uma família. Este é o ponto que “machuca” a Igreja, afinal, o livro supostamente desmente a Bíblia. O Priorado de Sião guarda o local onde estão guardados os restos mortais de Maria Madalena (que na obra “A Última Ceia” de Leonardo da Vinci, está ao lado direito de Jesus Cristo), e guarda também a localização dos descendentes de Jesus.

Então chegamos a nossa dúvida: Porque existem tanta polêmica com o livro “O Código Da Vinci”? Achamos que fica bem claro, a Igreja Católica se viu “encurralada”, afinal este livro, instiga o leitor a se perguntar em qual livro acreditar. Na Bíblia ou em O Código Da Vinci? Todos os dias a Igreja Católica perde muitos fiéis, e não é apenas por causa do livro, simplesmente as pessoas decidem que não têm religião. Agora imagine o efeito que um livro que venceu mais de 25 milhões de cópias pode causar para a Igreja, realmente pode acontecer um efeito catastrófico, ou simplesmente a Igreja perderá ainda mais fiéis. E para isso não acontecer muitas pessoas e a própria Igreja tentam “desmentir” o livro, quando na verdade ele é uma obra fictícia, nada neste livro é comprovado (somente a existência do Priorado de Sião, apesar de não se saber se os propósitos dessa sociedade serem os mesmos que os citados nos livros). Ou seja a história do livro O Código da Vinci é inventada, e mesmo assim as pessoas acabam ficando em dúvida se a história é verdadeira ou não, é esta dúvida coloca em xeque as bases da Igreja. É por isso que existem tantos livros que tentam fazer o público desistir da idéia de que Jesus Cristo realmente era apenas um judeu normal, que não fazia milagres, mas que apenas levava a palavra de Deus para as outras pessoas.

Nenhum comentário:

Animação do conto "Entre Santos" de Machado de Assis