sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Projeto de aprendizagem - Cacaso

CACASO



AnTônio Carlos de Brito

Dúvida temporária: Quem foi?

Pelo nome nos chamou atenção, pois não sabíamos quem era, então veio a vontade de pesquisar e descobrir suas origens.

Ir para: navegação, pesquisa

Antônio Carlos de Brito, conhecido como Cacaso, (Uberaba, 13 de março de 1944Rio de Janeiro, 27 de dezembro de 1987) foi um professor universitário, letrista e poeta brasileiro.

Cacaso, depois de viver no interior de São Paulo, mudou-se aosonze anos para o Rio de Janeiro, onde estudou Filosofia e, nas décadas de 1960 e 1970, lecionou Teoria da Literatura e Literatura Brasileira na PUC-RJ. Foi colaborador regular de revistas e jornais, como Opinião e Movimento, tendo, entre outros assuntos, defendido e teorizado acerca do cenário poético de seus contemporâneos, a geração mimeógrafo, criadores da dita poesia marginal, que ganhou publicidade com a antologia 26 poetas hoje, organizada por Heloísa Buarque de Hollanda, com quem Cacaso, em janeiro de 1974, escreveu o artigo "Nosso verso de pé quebrado", no qual fazem uma síntese das poéticas de então. Seus artigos estão reunidos em Não quero prosa, publicado em 1997.

Como poeta estreou em 1967, com o livro A palavra cerzida, que foi recebida com entusiasmo por José Guilherme Merquior, por representar junto de Francisco Alvim a primeira geração "pós-vanguarda". Em 1974, lança Grupo Escolar, pela coleção Frenesi, composta também dos livros Passatempo, de Chico Alvim, Corações veteranos, de Roberto Schwarz, Em busca do sete-estrelo, de Geraldo Carneiro, e Motor, de João Carlos Pádua. Cacaso une-se então a outros poetas, como Eudoro Augusto, Carlos Saldanha e Chacal (Ricardo de Carvalho Duarte), formando a coleção Vida de Artista, pela qual lançou Segunda classe (em parceria com Luiz Olavo Fontes) e Beijo na boca, aos quais se seguiram Na corda bamba, Mar de mineiro e Beijo na boca e outros poemas, que reunia toda sua obra até 1985. Em 2002, veio a público Lero-lero, sua obra completa, incluindo, além dos livros citados, poemas inéditos.

Como letrista, Cacaso foi parceiro de Sueli Costa, Edu Lobo, Toquinho, Francis Hime, Maurício Tapajós,Olivia Byington entre outros.

Sintia

Morgana

Turma 32


Nenhum comentário:

Animação do conto "Entre Santos" de Machado de Assis