Moacyr Scliar
Duvida temporária:
Como despertou o gosto de Moacyr Scliar pela literatura e o que o lhe influência em suas obras?
A vocação para a literatura surgiu cedo. Os pais, imigrantes judeu-russo moradores no bairro do Bom Fim em Porto Alegre, eram grandes contadores; a mãe, professora, iniciou-o cedo na leitura. Ele gostava de escrever e contar histórias, desde novo ouvia histórias que seus pais o contavam, e queria fazer como eles, contar também as suas próprias histórias e dar o prazer e emoção para os leitores.
Logo estava escrevendo historinhas que circulavam no bairro. Mais tarde, estudante de Medicina, publicou vários contos. Sua primeira obra de importância apareceu em 1968; era O Carnaval dos Animais, um livro de contos que alcançou grande repercussão crítica.
Duas influências são importantes na obra de Scliar. Uma é sua condição de filho de imigrantes; a outra é sua formação como médico de saúde pública, porta de entrada para a realidade social brasileira. Em sua carreira, papel importante é reservado à literatura juvenil, que define como "um reencontro com o jovem leitor que fui, um leitor que procurava nos livros um sentido para a vida e para o mundo".
Assim suas obras freqüentemente abordavam como tema a imigração judaica no Brasil, também tratava de temas como socialismo, a medicina, a vida de classe media e vários outros assuntos.
Felipe
Matheus
Turma 32
Nenhum comentário:
Postar um comentário