Este blog tem por objetivo pesquisar a arte da palavra em toda a sua plenitude, multiplicando assim novos conhecimentos.
segunda-feira, 4 de junho de 2012
Sinopse do conto "Missa do Galo" de Machado de Assis
Missa do Galo
Sr. Nogueira, personagem central do conto A Missa do Galo e narrador da história, tem dezessete anos e mora em Mangaratiba, cidade do Estado do Rio de Janeiro.
No entanto, por ser estudante na capital do estado, vive durante o período escolar na casa do escrivão Meneses.
O escrivão fora casado em primeiras núpcias com uma das primas do estudante Meneses, por isso eles se conheciam.
Só que agora o escrivão era casado com Dona Conceição, uma jovem senhora de trinta anos de idade.
Na casa, que ficava na rua do Senado, centro da cidade do Rio de Janeiro, viviam o escrivão Meneses; Dona Conceição, sua esposa; Dona Inácia, mãe de Conceição; duas empregadas e o jovem estudante Nogueira, na qualidade de hóspede.
Machado de Assis narra a história em primeira pessoa, usando o nome fictício de Nogueira para contar uma aventura amorosa que quase teve, na véspera de Natal.
Por ser o Rio de Janeiro a capital do Brasil, na época desse acontecimento o estudante Nogueira pensava que a missa do galo na Corte fosse mais bonita e atraente que a de Mangaratiba. Assim pensando, decidiu prolongar seu tempo na capital, a fim de assistir a missa.
Combinou com o vizinho para que o chamasse alguns minutos antes da meia-noite, para que fosse com ele à igreja.
Nesse ínterim, a fim de se manter acordado, leria o romance Os Três Mosqueteiros, do escritor francês Alexandre Dumas.
Entretanto, surpreendeu-se com a chegada de Conceição à sala para conversar com ele. Daí, fechou o livro para conversar com a dona da casa. Conceição lhe disse que estava sem sono e por esse motivo ficaria ali sentada a lhe fazer companhia.
O escrivão Meneses tinha ido ao teatro. Desculpa esfarrapada que só depois de muito tempo o inocente Nogueira soube que na verdade ele ia à casa de sua amante. E por lá ficava até o dia seguinte. Todos da casa sabiam disso e Conceição sofria muito a traição do marido. No entanto, se mantinha calada a respeito desse assunto.
No aguardo da chamada do vizinho, Conceição conversa com Nogueira sobre os romances que lera. Pede-lhe que fale baixo porque senão sua mãe acorda. Aliás, usa o motivo como pretexto para pedir a ele que se sente perto dela. Ele a obedeceu.
A partir daí, embevecido pelas doces palavras da jovem senhora, Nogueira já estava disposto a esquecer a missa do galo para ficar ao lado dela. Teria assim, quem sabe?, sua primeira aventura amorosa.
Na falta momentânea de assunto, ambos se entregavam a uma ligeira troca de sentimentos. Mas foram acordados pelo vizinho que chamava o estudante para a missa do galo.
No mês de março do ano seguinte, quando Nogueira voltou de Mangaratiba para o Rio de Janeiro, soube que o escrivão tinha morrido de apoplexia.
Ouviu mais tarde que Conceição tinha se casado com o escrevente juramentado do marido.
Leia no oSabeTudo.com: Resenha do Conto Missa do Galo – Machado de Assis | oSabeTudo.com
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário