quinta-feira, 15 de maio de 2008

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Martírio - Junqueira Freire

Projeto - A arte da Poesia

Apresentação multimídia de Poesias

Tema:

Análise da poesia romântica

Problema:

A leitura de poesias está relegada a um plano secundário, devido à dificuldade de lidar com o abstrato, com o inacabado, com a ambigüidade, características intrínsecas do discurso poético.

A exploração dos efeitos de sentido produzidos pelos recursos fonológicos, sintáticos, semânticos na leitura e na releitura de poemas poderá abrir aos leitores caminhos para novas investidas poéticas.

Trabalhar os conteúdos de literatura despertando auto-estima, capacidade de contemplação e sensibilidade. Uma pessoa sensível, que lê, interpreta, e produz poesia torna o mundo mais bonito e muito mais feliz.

Justificativa:

Tendo em vista uma melhor compreensão dos conteúdos de literatura no ensino médio, pretende-se analisar, interpretar e apresentar as gerações românticas.

Educar em um mundo que se transforma é tarefa difícil, principalmente quando a escola deixou de ser uma aventura agradável, e os alunos perderam o prazer de aprender. Paralelamente a isso, a mídia os seduziu com estímulos rápidos e prontos. A TV transporta os jovens, sem que eles façam esforços, para dentro de uma excitante partida esportiva, para o interior de uma aeronave, para o cerne de uma guerra e para dentro de um dramático conflito policial. Com o tempo, os jovens perdem o prazer nos pequenos estímulos diários.

A escola precisa entrar neste mundo, este bombardeio de estímulos, aumenta o limiar de prazer na vida real. A aproximação perceptiva e diferenciada do mundo material se enriquece e se aprofunda na medida em que surgem novas práticas e novos saberes.

Antes mesmo de atentar a palavra escrita, o jovem sente-se atraído pela imagem, pelo colorido, pelas propagandas visuais que lhes dizem muito mais que a escrita. A imagem fica guardada na memória e através dela, muitas concepções e opiniões nos são repassadas.

Pretendemos despertar o senso crítico, avaliando uma imagem, o seu verdadeiro significado e se tem alguma importância ou influência para sua vida, assim estaremos formando indivíduos críticos, capazes de ler, interpretar e avaliar o mundo em que vivem. Além disso, fazendo interagir imagens com palavra, os alunos se sentirão mais motivados para o despertar da leitura e da escrita.

Metodologia

Os alunos usarão a internet ou a biblioteca da escola para pesquisarem os poetas da 1º geração, 2º geração e 3º geração romântica. Depois irão organizar uma apresentação multimídia.

Deverão conversar com os colegas da classe a respeito de todos os poemas pesquisados, qual o mais interessante, qual o menos interessante, para estimular e desenvolver a apreciação da poesia.

Estudar as características da época e de cada geração romântica, a fim de compreender as intenções do autor e facilitar a apresentação dos slides.

A análise do poema deverá ser verso por verso, seguindo das respectivas imagens.

A interpretação de cada linha do poema , deve incluir a definição de palavras desconhecidas, possível associações com as imagens selecionadas e explicações de suas metáforas e significado.

Criar uma apresentação de slides, vídeos, de cinco a dez minutos com o Power Point. Faça experiências no Power Point com as cores, planos de fundo, estilos de textos, clip-arts, ferramentas de desenhos Office art, transições de slides, vídeos e animações personalizadas. Considere a possibilidade de usar músicas, efeitos sonoros ou narração gravada.

Resultados esperados

Espera-se a dedicação de todos os alunos envolvidos, agendando horários na sala de informática, pesquisando o conteúdo envolvido, com organização e sabedoria. Finalizando a atividade com a apresentação de slides ou vídeos sobre as gerações românticas.

Avaliação

Será considerado satisfatório este trabalho, se os alunos adquirirem conhecimentos sobre as gerações românticas, reconhecendo suas obras, e seus autores. Conseqüentemente seus temas e estilos. Despertando o senso crítico, imaginação e criatividade expressas em imagens multimídias.

Público Alvo: Alunos de 3º ano da Escola 9 de Maio

Turma 31

Turma 32

Disciplina: Literatura Brasileira

Professora: Marilda Lopes


maio/2008

terça-feira, 13 de maio de 2008

Animação do conto "Entre Santos" de Machado de Assis