quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Projeto de Aprendizagem - Pirâmedes




Nome:
Gilson Ramos
Bruno Lessa
Turma: 22

Projeto de Aprendizagem - Oscar



Duvida temporária: Quem foram os vencedores do Oscar, na categoria “melhor filme” desde a sua criação?

Certeza provisória: Desde que foi criado, o Oscar (que é o maior premio da indústria cinematográfica) premia o melhor filme do ano.

Oscar

A associação mais importante do cinema surgiu em 19 de março de 1927. O presidente da metro-goldwin Mayer (MGM), Louis B.Mayer, e um grupo de 36diretores e atores criaram a academia de Artes e Ciências cinematográficas. O troféu mede 34 centímetros e pesa 3,85 quilos. È composto de 92,5% de estanho e 7,5 de cobre, folhado a ouro catorze quilates. O custo de fabricação de cada um é de 150 dólares. Os vencedores assumem o compromisso de nunca vende-los, a não ser para a própria academia pelo preço simbólico de dez dólares.

Só os 4,800 membros da academia tem o direito a votos profissionais do ramo: atores, atrizes,produtores, diretores, roturistas, cenógrafos, montadores, fotógrafos, músicos, figurinistas, maquiadores. As cédulas são enviadas pelo correio e devolvidas a academia em envelopes sem identificação do remetente. A apuração é feita pela empresa price waterhouse e colocada em envelopes lacrados que só são abertos na noite da entrega do prêmio. O único brasileiro que tem direito a voto é o diretor Fernando Meireles, (cidade de Deus e O jardineiro fiel), pois concorreu ao Oscar pela sua direção no filme brasileiro cidade de Deus.

Até 1931, o troféu era chamado apenas de estatueta. Nesse ano, conta a lenda, a bibliotecária da academia, Margaret Herrick, ao observara estatueta em cima da mesa de um dos diretores da academia comentou: ”Nossa, parece meu tio Oscar” referia-se a Oscar Pierce, um fazendeiro do Texas. Um critico de cinema chamado Sidney Skolsky, ouviu a brincadeira e a publicou. O nome pegou.

Os vencedores do Oscar

As datas referem-se ao ano da entrega do premio, não houve cerimônia em 1933.

1929: Asas

1930: Mar Melodia da Broadway

1930: Nou Sem novidades no Front

1931: Cimarron

1932: Grande Hotel

1934: Cavalgada

1935: Aconteceu naquela noite

1936: O grande motim

1937: Ziegfield, o criador de estrelas

1938: Émile Zola

1939: Só mundo nada se leva

1940: E o vento levou

1941: Rebeca, a mulher inesquecível

1942: Como era verde o meu vale

1943: Rosa da esperança

1944: Casablanca

1945: O bom pastor

1946: Farrapo Humano

1947: Os melhores anos de nossas vidas

1948: A luz é para todos

1949: Hamlet

1950: A grande ilusão

1951: A malvada

1952: Sinfonia de Paris

1953: O maior espetáculo terra

1954: A um passo da eternidade

1955: Sindicato de ladrões

1956: Marty

1957: À volta ao mundo em oitenta dias

1958: A ponte do Rio Kwai

1959: Gigi

1960: Bem-Hur

1961: Se meu apartamento falasse

1962: Amor, sublime amor

1963: Lawrence da Arábia

1964: As aventuras de Tom Jones

1965: Minha bela dama

1966: A noviça rebelde

1967: O homem que não vendeu sua alma

1968: No calor da noite

1969: Oliver

1970: Perdidos da noite

1971: Patton, rebelde ou herói

1972: Operação francesa

1973: O poderoso chefão

1974: Golpe de mestre

1975: O poderoso chefão-2ªparte

1976: Um estranho no ninho

1977: Rock, um lutador

1978: Noivo neurótico, noiva nervosa

1979: O franco atirador

1980: KRAMERXKRAMER

1981: Gente como a gente

1982: Carruagem de fogo

1983: Gandhi

1984: Laços de ternura

1985: Amadeus

1986: Entre dois amores

1987: Plantoon

1988: O ultimo imperador

1989: Rain Man

1990: Conduzindo Miss Daisy

1991: Dança com lobos

1992: O silêncio dos inocentes

1993: Os imperdoáveis

1994: A lista de Schindler

1995: Forrest Gump

1996: Coração valente

1997: O paciente inglês

1998: Titanic

1999: Shakespeare apaixonado

2000: Beleza Americana

2001: Gladiador

2002: Uma mente brilhante

2003: Chicago

2004: Senhor dos anéis o retorno do rei

2005: Menina de ouro

2006: Crash no limite

2007: Os infiltrados

O Oscar atualmente é composto por 25categorias, são elas edição de imagens, documentos em curta metragem, curta metragem, curta de ficção, curta de animação, documentário em longa metragem, filme em língua estrangeira, longa de animação, efeitos visuais, edição de som, canção original, musica original, maquiagem, figurino, direção de arte, montagem, fotografia, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro original, ator, atriz, diretor e filme.

O maior vencedor da história do Oscar é o ator Jack Nicholson, que recebeu a estatueta seis vezes. O diretor mais premiado, é Clint Eastwood com 4 Oscar em 5 indicações. O músico mais vezes premiado, é Gustavo Santaollala com 3 Oscar, foram três vezes consecutivas nas três ultimas premiações.

Todas as pessoas que fazem cinema almejam que sabe um dia ganhar um Oscar, mas algumas vezes são indicados ao troféu Framboesa. O troféu framboesa elege o pior filme do ano, e o curioso é que os mesmos críticos, diretores, atores que votam no Oscar tem o direito de votar no troféu framboesa que é entregue um dia antes da glamorosa cerimônia do Oscar.

Segundo os votantes do Oscar, e a empresa Price Waterhouse o Oscar mais disputado na categoria melhor filme foi a premiação de 2006, em que Crash no limite vence o filme O segredo de Brocteback Mountain por apenas 4 votos.

A premiação deste ano foi chamada de (zebra), já que o filme de Martin Scorsese, Os infiltrados levou a estatueta mais cobiçada, quando o favorito era a comedia dramática dirigida por Jonathan Jayton, Pequena Miss Sunshine.

Os filmes que mais ganharam Oscar foram Titanic em 1998 e o longa de Peter Jackson, O senhor dos Anéis (Retorno do rei) ambos com 11estatuetas.

Nenhum filme brasileiro nunca recebeu um Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro, mas as expectativas e esperanças brasileiras recomeçam todos os anos recentemente aconteceu a pré-indicação ao Oscar do filme O ano em que meus pais saíram de férias, agora só falta à aprovação dos críticos, para ser um dos cinco melhores entre 51 filmes de todo o mundo.

Nomes: Clandi

Oroniam

Turma 22

Projeto de Aprendizagem - Sonambulismo


O QUE É SONAMBULISMO?

No entender da medicina o sonambulismo é tratado como uma parassonia. As parassonias são fenômenos físicos compreensíveis, que acompanham o sono e envolvem atividade muscular esquelética ou mudanças do sistema nervoso autônomo, ou ambas. Ele é provocado por uma arritmia cerebral, geralmente hereditária, e acontece com mais freqüência entre crianças de três a dez anos, em média de uma vez por ano, e depois tende a desaparecer sem deixar vestígios. Trata-se de um distúrbio benigno que ocorre na primeira das seis passagens noturnas de um sono mais profundo para um mais superficial. As funções motoras despertam, enquanto a consciência continua dormindo. Adicionado por uma pausa na respiração, por um barulho ou pelo próprio ronco, o corpo desperta. Mesmo não estando acordada de verdade, a pessoa pode começar a andar e a falar. Normalmente a pessoa passa a se mexer durante o sono, senta-se na cama, levanta-se e sai andando, ainda dormindo, esses episódios podem durar de alguns minutos a meia hora. Sem o consentimento do cérebro, o indivíduo não faz nada muito complexo, mas é capaz de abrir portas e janelas, por exemplo. Isto é, o sonâmbulo se movimenta, mas não sabe o que está acontecendo. em média de uma vez por ano, e depois tende a desaparecer sem deixar vestígios.

Já pelo lado espiritual o sonambulismo “é um estado de independência do espírito, mais completo do que no sonho. A alma tem então percepções de que não dispõe no sonho, que é um estado de sonambulismo. O sonâmbulo age sob a influência do seu próprio espírito; é sua alma que, nos momentos de emancipação, vê, ouve e percebe, fora dos limites dos sentidos. No sonambulismo, portanto, o cérebro físico não é envolvido nas percepções do episódio. Como não há registro cerebral das impressões, o indivíduo não se recorda de nada, ao acordar.

Bibliografia

livro: O GUIA DOS CURIOSOS - editora: CIA DAS LETRAS

http://www.amebrasil.org.br/html/duv_sonamb.htm

http://www.brasilescola.com/doencas/sonambulismo.htm

http://www.sono.org.br/index.php?source=disturbiosdosono&op=sonambulismo

Nomes: GABRIELA MAGGI

MAÍRA WICKERT

TURMA 22

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Projeto de Aprendizagem - Chico Xavier

Qual a importância de Chico Xavier na nossa literatura Brasileira já que ele era um espiritista?

Como nem todas as pessoas acreditam na pratica do espiritismo nos seus rituais e conseqüências , desigualam e descriminam Chico como se ele não fosse um autor normal. Assim pensam que suas obras não tem importância e sua história tão pouco interessante .Mas é só lermos um pouco de sua história,de seus ensinamentos,criticas que certamente em algum momento vamos concordar e acreditar em suas belas frases.

No dia 02 de abril de 1910, nasceu em Pedro Leopoldo (MG), Francisco Cândido Xavier, filho de um casal simples, seu pai um operário e sua mãe uma lavadeira. Ficou órfão de mãe com 5 anos.

Passando por dificuldades seu pai entregou alguns de seus nove filhos aos cuidados de amigos e parentes, Chico Xavier ficou aos cuidados de sua madrinha, uma mulher que o maltratava. Ainda menino aprendeu a se manter calmo e calado em momentos de sofrimento, pois sofria agressões de sua madrinha, nestes momentos se dirigia ao quintal da casa afim de reencontrar sua mãe, ele sempre a via e a escutava após fazer orações.

Algum tempo depois seu pai se casou novamente com uma mulher boa e caridosa. Ainda em dificuldade sua madrasta iniciou uma horta em casa e logo para o sustento da família começaram a vender legumes, com o dinheiro Chico Xavier voltou a freqüentar a escola em 1919.
Quando saiam todas as pessoas de casa, uma de suas vizinha começou a roubar os legumes da horta, e isso estava causando problemas para família de Chico, sua madrasta sugeriu então que Chico consultasse sua mãe que deu o seguinte conselho, disse que não deveriam brigar com os vizinhos e que toda vez que sua madrasta se ausentasse, que desse a chave de casa à vizinha, para que ela tomasse conta da casa. Dessa forma, a vizinha, responsável pela casa, não roubou mais os legumes.

Passado os problemas, Chico não via mais sua mãe com tanta freqüência, mas começou a ter sonhos e se levantava durante a noite para falar com pessoas invisíveis, e pela manhã contava histórias de pessoas que já haviam morrido. Sem que conseguisse compreender, seu pai o levou até um vigário, que disse que um demônio estava perturbando o menino.

Ao conversar com sua mãe, triste por não ser compreendido por ninguém, escutou dela que precisava modificar seus pensamentos, que não deveria ser uma criança indisciplinada, para não ganhar antipatia dos outros. Deveria aprender a se calar e que, quando se lembrasse de alguma lição ou experiência recebida em sonho, que ficasse em silêncio.
E durante 7 anos consecutivos, de 1920 a 1927, ele não teve mais qualquer contato com sua mãe. Seguia a religião católica participando dos ritos. Em 1923 concluiu o ensino primário, e começou a trabalhar numa fábrica. Em 1925 deixou a fábrica, empregando-se na venda do Sr. José Felizardo Sobrinho.

Os sonhos continuavam, e logo depois de dormir entrava em transe profundo. Em 1927 sua irmã ficou doente, e um casal de espíritas, reunido com familiares da doente, realizaram a primeira sessão espírita que teve lugar na casa. Na mesa, dois livros: "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e o "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec. Pela mediunidade de D. Carmem, sua mãe manifestou-se: "Meu filho, eis que nos achamos juntos novamente. Os livros à nossa frente são dois tesouros de luz. Estude-os, cumpra com seus deveres e, em breve, a bondade divina nos permitirá mostrar a você seus novos caminhos."

Sua professora D. Rosália descobriu sua mediunidade psicográfica, vendo os textos que Chico escrevia após passeio feitos nos campos, ela notava que Chico sempre tirava as melhores notas, e escrevia uma verdadeira página literária sobre o amanhecer e daí tirando
conclusões evangélicas. Rosália mostrou aos amigos íntimos a composição e todos foram unânimes em reconhecer que aquilo, se não fora copiado, era então dos espíritos. Ao entrar para o funcionalismo público, como datilógrafo, na Fazenda Modelo do Ministério da Agricultura, começa a demonstrar sua admiração pela natureza.

Distante da cidade, Chico entra cada vez mais em contato com a natureza. Vê em tudo poesia e oração, trata as árvores como irmãs e compreende como poucos a alma do grande todo.

Em maio de 1927 foi realizada a primeira sessão espírita no lar dos Xavier, em Pedro Leopoldo. Em junho do mesmo ano foi cogitada a fundação de um núcleo doutrinário. E no final de 1927 o Centro Espírita Luiz Gonzaga, sediado na residência de José Cândido Xavier, que se fez presidente da instituição, estava bem freqüentado.

As reuniões se realizavam às segundas e sextas-feiras. A nova sede do Grupo Espírita Luiz Gonzaga foi construída no local onde se erguia, antigamente, a casa de Maria João de Deus, mãe de Chico Xavier.

No dia 8 de julho de 1927, Chico Xavier fez a primeira atuação do serviço mediúnico, em público. Seu primeiro livro psicografado foi publicado em 1931. Em 1931, Chico passou a receber as primeiras poesias de "Parnaso de Além - Túmulo", que foi lançado em julho de 1932. Em 1950, Chico Xavier havia recebido, pela sua psicografia, mais de 50 ótimos livros. Vivia seu apogeu.

Se tornou conhecido no Brasil e no mundo inteiro. O Parnaso de Além Túmulo, por si só, valia pelo mais legítimo dos documentos, validando-lhe o instrumental mediúnico, o mais completo e seguro que o Espiritismo tem tido para lhe revelar as verdades, inclusive o intercâmbio das idéias entre os dois Mundos. Além disso, recebera romances, livros e mais livros, versando assuntos filosóficos, científicos e, sobretudo, realçando o espírito da letra dos Evangelhos, escrevendo e traduzindo, de forma clara e precisa, as Lições consoladoras e imortais do Livro da Vida.

Em 5 de janeiro de 1959 mudou-se para Uberaba, sob a orientação dos Benfeitores Espirituais, iniciando nessa mesma data, as atividades mediúnicas, em reunião pública da Comunhão Espírita Cristã. Deu ele, então, início à famosa peregrinação. Aos sábados, saindo da "Comunhão Espírita-Cristã", o bondoso médium visitava alguns
lares carentes, levando-lhes a alegria de sua presença amiga,
acompanhado por grande número de pessoas.
A cidade de Uberaba, desde a sua vinda para cá, transformou-se num pólo de atração de inúmeros visitantes das mais variadas regiões do Brasil, e até mesmo do exterior, que aqui aportam com o objetivo de conhecer o médium.

Seu trabalho sempre consistiu na divulgação doutrinária e em tarefas assistenciais, aliadas ao evangélico serviço do esclarecimento e reconforto pessoais aos que o procuram. Os direitos autorais de seus livros publicados, em torno de 340, são cedidos, gratuitamente, às editoras espíritas ou a quaisquer outras entidades.

Quanto à fortuna material, ele continua tão pobre quanto era. Chico era um homem aposentado e recebia somente os proventos de sua aposentadoria. Do ponto de vista espiritual, Chico Xavier é, a cada dia que passa, um homem mais rico: multiplicou os talentos que o Senhor lhe confiou, através de seu trabalho, de sua perseverança e da sua humildade em serviço.

Mesmo com a saúde debilitada, Chico Xavier continuou, a sua condição de um autêntico missionário do Cristo, continuou a comparecer às reuniões do Grupo Espírita da Prece.
No dia 30 de junho de 2002, em Uberada, Minas Gerais, Chico Xavier faleceu, enquanto os brasileiros comemoravam a conquista de um campeonato mundial de futebol.

Assim termina a história de Francisco Cândido Xavier,que muita gente não conhecia mas que certamente já ouviu falar e que com certeza nos mostrou exemplos de ensinamento de vida. Chico contribuiu muito para nossa literatura,abriu caminhos, quebrou barreiras,por ter um estilo diferente de ver a vida e enfrentar o mundo não significa que ele não era importante bem pelo contrario Chico é uma riqueza na nossa literatura.

Bibiana

Carina

Turma 31

Animação do conto "Entre Santos" de Machado de Assis